Como praticar Gestão de Equipe de forma estratégica, alinhada aos interesses do dono do negócio.
Quais são os principais desafios de um gestor?
Estruturar o seu negócio orientado para 3 aspectos estratégicos essenciais:
Lucro - Mais dinheiro no bolso do empresário, acionistas ou investidores
Facilidade - Processos e procedimentos de fácil entendimento, aplicação e aprendizagem
Perenidade - Negócio mais duradouro e consistente
Quem é o único responsável por isso?
Você, gestor. E não adianta encontrar culpados. O papel de colocar as pessoas certas no lugar certo começa contigo. O papel de estruturar equipes vencedoras é seu! Claro, que em seguida, vem a atuação de todos os líderes, representados nas diferentes diretorias, unidades, departamentos ou setores. E finalmente, o restante da empresa. Mas enquanto você não assumir o seu papel, vai ficar procurando fantasmas na sua empresa para explicar os seus problemas... e perder um tempo precioso.
Mas, e o meu RH? Não é responsável por isso?
Bem, se esta pergunta veio a sua mente, vale a pena aproveitar para estabelecermos um conceito importante para o seu sucesso: os responsáveis por gestão de pessoas não estão no RH! E sim nos líderes da empresa! O seu RH provavelmente não tem budget para investimentos com o objetivo de alavancar os resultados da sua empresa e nem é cobrado por estes resultados... Vendas, Marketing e Produção tem budget e são cobrados pela construção do lucro. O RH não. Faça uma auto análise: você, gestor, não tem expectativas de que o RH vai melhorar o lucro da sua empresa, tem? Você chama os gastos do RH de despesas e não de investimentos, certo?
Então qual é o papel do RH?
Bem, resumindo, quando o foco é desempenho, você pode cobrar do RH da sua empresa o papel de facilitador para consolidar conteúdo, processos e indicadores. O RH pode se comportar como especialista em pessoas e nos processos relacionados à contratação, gestão e desenvolvimento de talentos. O RH pode servir de apoio para que toda a empresa canalize esforços para estruturar os processos e conteúdos responsáveis por formar e fortalecer profissionais competentes, de alta performance, geradores de lucro para o negócio.
Porém, os líderes são os responsáveis por nortear estes esforços.
Eles devem servir de fonte de informações e contribuir para definir e implementar os processos (o que fazer), procedimentos (como fazer) e indicadores (como medir Conformidade e Desempenho).
Os líderes ou gestores, devem ser cobrados por resultados... ou seja, devem se sentir responsáveis pelo desenvolvimento e resultados da equipe.
Marco Polo Pinheiro Lima, é diretor da Redinteligente – Criando Valor em Rede